Congresso dos EUA ameaça limitar poderes do FBI

Republicanos e democratas ameaçaram nesta terça-feira (20) acabar com privilégios jurídicos do FBI se a entidade não impedir casos de abuso de autoridade como os divulgados na semana passada, quando um relatório do Departamento de Justiça mostrou que os agentes federais quebravam ilegalmente os sigilos telefônico, comercial e bancário de milhares de cidadãos americanos.

Desde a aprovação da Lei Patriótica, em 2001, o FBI passou a ter poderes para coletar todo o tipo de informação pessoal de suspeitos de terrorismo sem a permissão dos tribunais. No entanto, o órgão exagerou e acabou investigando cidadãos sem ter uma razão específica. "Espero que isso sirva de lição para o FBI", disse o deputado republicano James Sensenbrenner. "Não basta exigir que o FBI resolva seus problemas internos, é preciso mudar a própria Lei Patriótica", esbravejou o democrata Jerrold Nadler.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.