Conforto e funcionalidade em sua casa

Confortáveis, aconchegantes e belas, as poltronas há muito deixaram de ser um mobiliário com uso restritivo em escritórios ou residências decoradas em estilo clássico. Hoje, é um elemento decorativo com presença marcante para os diferentes projetos de interiores. Mas como escolher a poltrona mais adequada aos diversos ambientes internos e externos de sua casa? A dica de especialistas é seguir como critério as diferentes características de cada móvel, para encontrar aquele que melhor se adapte ao que o morador procura para o quarto, cozinha, salas ou varanda.

Segundo o diretor superintendente da Villa Sierra Interiores, Daniel Pegoraro, alguns aspectos precisam ser considerados para que a escolha da poltrona seja adequada e não destoe da decoração da casa. "Além da ergonomia, conforto e aconchego, as cores e o estilo do móvel devem estar em harmonia com o ambiente onde permanecerá. É fundamental que o produto tenha qualidade e garantia, para evitar problemas e deterioração rápida da estrutura da peça", explica.

De acordo com Pegoraro, a poltrona deve atender às necessidades e expectativas do morador em diferentes quesitos. "Antes de comprar o móvel, é preciso saber qual será sua utilização: se é para leitura, sala de TV, descanso, escritório, entre outros. São inúmeros modelos e diferentes características para cada função e ambiente".

Ambientes

O decorador lembra que o conceito para a utilização de poltronas se modificou nos últimos tempos. "O conceito de casa confortável e receptiva aos amigos mudou a configuração e a escolha dos móveis na casa", afirma. Segundo ele, até mesmo as mesas de jantar, na sala ou na cozinha gourmet, estão recebendo poltronas. "Há uma gama enorme de modelos, tamanhos e acabamentos. Por isso, sempre é possível adaptá-las aos mais diversos ambientes e decorações", explica. As poltronas também podem ser usadas como elemento de destaque nos ambientes, quebrando o ar excessivamente clássico ou clean de uma casa.

A diversidade de modelos de poltronas é grande, com acabamentos em madeira, aço inox, fibras e tecido, e vai desde as peças mais clássicas, estilo Luiz XV com madeira talhada com folha de ouro, até as poltronas contemporâneas. As funções também são variadas, abrangendo poltronas de leitura com pufe, poltronas para recepção em escritórios e poltronas para a sala de TV, todas com inclinação. Da mesma forma, os preços variam de acordo com o design e acabamento das peças.

Voltar ao topo