Confira o que abre e o que fecha durante o feriado de carnaval

As repartições públicas estaduais do Paraná terão ponto facultativo no dia 3 de março, acompanhando o feriado de carnaval no dia 4 de março (terça-feira). O expediente será normal a partir das 12h30 da quarta-feira de cinzas, a medida não vai abranger serviços que, por sua natureza, não admitem paralisação. Confira o que abre e o que fecha na Capital durante o feriado:
Saúde – Hospitais públicos e privados funcionarão normalmente.
Segurança – A Polícia Militar do Paraná (PM) vai disponibilizar um efetivo 50% maior do que o normal para atender Curitiba e litoral. Em Curitiba estarão trabalhando 600 policiais militares por dia, em atividades de rádio patrulha e segurança dos foliões. Para o litoral, a Operação Praia da PM, que será chefiada pelo Comandante Jack Holmer, do 9o Batalhão, contará com 2.500 policiais e bombeiros. Os policiais estarão presentes onde houver bailes públicos e os dois helicópteros da PM estarão trabalhando, um em Curitiba e o outro, no litoral. A PM recomenda que os foliões se divirtam com responsabilidade, e que os pais coloquem pulseira de identificação em seus filhos. Em caso de emergência, em Curitiba ligar 190, no litoral ligar 190 para PM e 193 para o Corpo de Bombeiros.
A Polícia Civil contará com efetivo de 124 policiais a mais no litoral. Estarão de plantão para atendimento imediato peritos, delegados, médicos legistas, investigadores e escrivães que poderão ser encontrados nas delegacias de Pontal do Sul, Ipanema, Matinhos, Guaratuba e Coroados. Em Curitiba o atendimento será normal em todas as delegacias.
Abastecimento de água – A Sanepar está finalizando algumas obras para resolver, ou pelo menos minimizar, os problemas de falta de água no litoral durante o carnaval. A empresa vai triplicar a capacidade de armazenamento em Guarantuba, passando de 4 mil metros cúbicos para 14 mil metros cúbico de água. No sistema Pontal do Paraná-Matinhos, foi ampliada em cerca de 20% a capacidade de fornecimento de água, de 260 para 310 litros por segundo. Para atender a eventuais emergências, caminhões-pipas estarão de prontidão para atender hospitais, prontos-socorros, postos de saúde, polícia, corpo de bombeiros e rodoviária, além de outros serviços públicos essenciais. De acordo com a Sanepar, essas medidas devem ser suficientes para suprir a demanda durante o carnaval. Porém, tudo irá depender da conscientização da população sobre a necessidade de se economizar água.
Bancos ? encerram o expediente na sexta-feira(28) e reabrem na quarta-feira(05), às 12hs.
Educação – Em Curitiba as escolas da rede estadual de ensino vão estar em recesso de sexta-feira (28) até quarta-feira(05).
Supermercados ? funcionam normalmente durante todo o feriado
Shoppings ? fecham na Segunda (03) e terça-feira (04), reabrindo na quarta-feira(05), à partir das 12hs.
Comércio ? O fechamento vai depender dos lojistas. Quem trabalhou nos dois domingos que antecederam o natal não deve abrir seus estabelecimentos no Carnaval. O acordo de compensação foi firmado com o Sindicato do Comércio.
Cultura -Todos os espaços da Secretaria de Estado da Cultura – Museu Alfredo Andersen, Museu de Arte Contemporânea, Casa João Turin, Sala do Artísta Popular, Museu da Imagem e do Som, Casa Andrade Muricy, Biblioteca Pública do Paraná, Teatro Guaíra – e o Museu Oscar Niemeyer fecham sábado (01 de março) e reabrem na quarta-feira (05 de março) a partir das 12h30.
Agências do Trabalhador ? fecham na sexta-feira(28), às 18h30 e reabrem na quarta-feira(05), às 12h30.

Voltar ao topo