Confira algumas dicas de locais para boa pescaria na baía de Paranaguá

A Ilha das Palmas está localizada entre a praia da Fortaleza da Ilha do Mel e a Ilha das Peças, ambas no litoral paranaense. No local, há duas ilhas desabitadas e muitos cascalhos, cabeços de pedras, ilhotas, estruturas rochosas submersas, costões e um naufrágio.

A região é muito conhecida por abrigar grandes pescadas amarelas, Garoupas, Badejos, Robalos, Sernambiquaras, sargos, pampos, entre outros.

Ainda no estuário lagunar paranaense, as proximidades de algumas ilhas como, por exemplo, Ilha da Banana, Ilha do Biguá, Ilha do Gererê, Pedra do Cachorro, Ilha dos Currais, Ilha das Cobras, Ilha da Figueira e a Lage da Ilha da Cotinga são excelentes locais para pesca.
Mas lembre-se: respeite as determinações do IAP para não correr o risco de ser multado e ter seu material apreendido.

Fases da lua

A Sema e o IAP lembram que seguindo o calendário lunar (que levam em consideração as fases da Lua) o pescador pode descobrir qual o melhor período para a pescaria.

Quem pesca em mar aberto deve aproveitar os dias de lua-minguante, isto porque é período de maré pequena, ou seja, não aumenta e diminui com tanta intensidade, evitando que a isca permaneça no fundo do mar. “Onde as iscas se posicionam melhor e os peixes circulam em uma área menor para buscar alimentos”, explicou o pescador .

Já para quem pratica a pescaria em rios, os melhores dias são os de lua cheia. O calendário lunar funciona, pois as marés acontecem devido à força gravitacional que a Lua exerce sobre a terra, tornando a correnteza com maior ou menor intensidade.

Durante o inverno e parte da primavera, a melhor lua para pescaria é a minguante, seguida da nova.

Além disso, outros fatores como temperatura da água, horário da pescaria, pressão atmosférica, técnica de pescaria e do pescador, fome do peixe, horário da pescaria, isca usada, equipamento adequado,entre outros, podem influenciar nos resultados da pesca.