Conferência Latino-Americana de Software Livre é discutido em Foz

O secretário para Assuntos Estratégicos e presidente da Celepar, Marcos Mazoni, participou nesta quinta-feira do primeiro encontro dos organizadores da Conferência Latino Americana de Software Livre ? Latinoware, na sede da Itaipu Binacional em Curitiba, por meio de uma vídeo-conferência.

Esse encontro teve como objetivo reunir pessoas envolvidas com o software livre para discutir as primeiras ações da Conferência. Estavam participando da discussão, representantes da Celepar, Itaipu de Curitiba, universitários, integrantes do Movimento Software Livre Paraná ? MSLPR, empresas privadas e funcionários da Itaipu de Foz do Iguaçu.

Na oportunidade, o secretário defendeu a importância da utilização do software livre e o constante desenvolvimento dessa solução em diversos países, dando destaque para os projetos paranaenses, como o “Expresso” – a nova ferramenta de correio, agenda e catálogo, desenvolvida pela Celepar.

Mazoni acrescentou ainda que o evento é decorrente da Conferência de 2003 e agora visa toda a América Latina. Tem como objetivo compilar as novidades mundiais sobre software livre e reunir os principais profissionais da área para discutir as tendências, novidades, discussões, geração de negócios em software livre, bem como os governos federal (Itaipu) e estadual (Celepar).

“A idéia do evento é expandir essa parceria com a América Latina, apresentando o que cada um está desenvolvendo no seu país, e que permita construir um envolvimento entre os diversos locais que utilizam o software livre, aproximando a tecnologia dos ambientes mais excluídos da nossa sociedade, gerando emprego e renda” destacou.

Para o coordenador do Parque Tecnológico de Itaipu, Juan Sotuyo, o evento poderá contribuir significativamente para a concepção dessa visão da solução. “Estamos confiantes que conseguiremos extrair ações concretas da utilização do software livre”, disse.

Na programação do evento, além de palestras, apresentações e feiras, está sendo criada uma grade temática que pretende trazer iniciativas de alta tecnologia em software livre, robótica e projetos diferenciados, segundo algumas linhas de atuação, como hackers, experiências mundiais, casos de migração entre iniciativas públicas e privadas, entre outros. “Queremos construir coletivamente, proporcionando temas que sejam interessantes para toda a comunidade de software livre”, finalizou o secretário. A Latinoware acontecerá em Foz do Iguaçu, de 08 a 12 de novembro de 2004.

Voltar ao topo