Condoleezza Rice tem encontro com chanceler da Síria

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, vai se reunir com o ministro do Exterior da Síria durante uma conferência regional sobre o Iraque, no que seria o primeiro contato de alto nível entre os dois países em anos, informou uma autoridade dos Estados Unidos. Coincidindo com o anúncio, um porta-voz militar americano em Bagdá disse que a Síria estava tomando iniciativas para conter o fluxo de combatentes estrangeiros para o Iraque – uma das principais exigências feitas pelos Estados Unidos a Damasco.

"Tem havido algum movimento por parte dos sírios", afirmou o major-general William Caldwell. "Houve uma redução no fluxo de combatentes estrangeiros para o Iraque no último mês." A administração Bush vinha isolando a Síria, acusando o país de alimentar tensões no Iraque e no Líbano – e criticou duramente uma visita a Damasco no mês passado feita pela presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi. Mas a Casa Branca está sob pressão para abrir um diálogo tanto com a Síria quanto com o Irã, outro declarado inimigo no Oriente Médio.

Ainda assim, uma reunião bilateral entre os EUA e o Irã parece improvável. O governo iraquiano tem insistido com a secretária Rice para conversar com seu colega iraniano durante a conferência, argumentando que o conflito entre Washington e Teerã tem apenas alimentado a instabilidade no Iraque. "Esperamos que haja uma discussão entre a secretária Rice e o ministro do Exterior sírio sobre questões de segurança iraquianas", disse um alto oficial do Departamento de Estado, que pediu para não ser identificado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.