A assessoria de Imprensa do Itamaraty informou que a secretária de Estado americana Condoleezza Rice e o ministro das Relações Exteriores brasileiro Celso Amorim assinaram nesta manhã o memorando de entendimento sobre biocombustíveis que permitirá a cooperação Brasil-Estados Unidos no desenvolvimento da tecnologia de etanol de celulose, a transformação do produto em uma commodity e a transferência de tecnologia para terceiros países, para que outras nações possam se agregar aos produtores do combustível.

continua após a publicidade

Na agenda de Amorim estavam previstos outros três tópicos para serem tratados com Rice. O primeiro é a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e a expectativa do governo brasileiro de que seja lançada oficialmente a iniciativa. O Brasil reivindica uma cadeira permanente no Conselho de Segurança e atua em conjunto com a Alemanha, o Japão e a Índia no chamado G4.

Outro tema da agenda seria a expansão do G8 – grupo das sete economias mais desenvolvidas do mundo, mais a Rússia – para incorporação de outras economias em desenvolvimento. O Brasil tem sido convidado para as reuniões ministeriais e de cúpula do G8 nos últimos anos, mas não faz parte ainda do grupo seleto. O terceiro ponto é a Governança Global, tema que permitiu a Amorim defender uma fase de ajuda ao Haiti, com medidas que possam trazer à população local a percepção local de que está sendo beneficiada pela comunidade internacional.

continua após a publicidade