Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) abre concurso nacional de artigos para todos que se interessem pelo tema “Juízes e Judiciário: história, casos, vidas”, independentemente de serem ou não profissionais da área jurídica. Cada pessoa pode apresentar até dois artigos.

Os interessados devem enviar seus artigos no período de 21 de fevereiro a 5 de maio de 2011 para o correio eletrônico econcurso@ibrajus.org.br, junto com requerimento de inscrição, na forma do modelo abaixo. Os textos serão analisados entre 16 de maio e 4 de junho de 2011 por uma comissão do Ibrajus (Instituto Brasileiro de Administração do Sistema Judiciário).

O 1.º classificado, por nota, de cada grupo (por tema), terá direito de participar do XXVIII Congresso da Ajufe em Fortaleza (CE), ou se, a critério da Ajufe for considerado recomendável, no Congresso seguinte (XXIX), com as despesas de transporte aéreo (cidade de origem/cidade do congresso/cidade de origem), de hospedagem e alimentação, custeadas pela Associação, excluídos outros gastos com transporte entre casa/aeroporto, aeroporto/hotel, serviços de bar, telefonemas, frigobar, etc. O resultado será divulgado às 15h do dia 5 de agosto de 2011 nos sites da Ajufe (www.ajufe.org.br) e do Ibrajus (www.ibrajus.org.br).

Veja as regras:

Concurso de artigos “Juízes e Judiciário: História, Casos, Vidas”

Associação dos Juízes Federais do Brasil – AJUFE

Instituto Brasileiro de Administração do Sistema Judiciário – IBRAJUS

O Presidente da AJUFE, com o apoio do IIBRAJUS, leva ao conhecimento de todos a abertura do concurso de artigos destinado a selecionar 50 textos sobre o tema “Juízes e Judiciário: história, casos, vidas”, sob as seguintes regras:

1) Objetivo: Estimular o estudo e o conhecimento do Poder Judiciário brasileiro em todos os seus ramos (federal, estadual, trabalhista, eleitoral e militar), sua história, seus casos pitorescos e a vida de juízes que engrandeceram a magistratura.

2) Público destinatário: O concurso é aberto a todos que se interessem pelo tema, independentemente de serem ou não profissionais da área jurídica, podendo cada pessoa apresentar até 2 (dois) artigos.

3) Divulgação: O concurso será divulgado por todos os meios possíveis, entre eles, internet nos seus múltiplos usos, cartazes a serem enviados a tribunais, universidades, associações e escolas de magistrados.

4) Processo de seleção: Serão selecionados 50 artigos com o mínimo de 3 (três) e o máximo de 4 (quatro) laudas (incluindo anexos), digitadas somente no anverso, tipo “Times New Roman”, tamanho 12. O conteúdo dos artigos versará sobre: a) fatos históricos envolvendo o Poder Judiciário; b) casos pitorescos, ou seja, ocorrências verídicas relacionadas com a aplicação da Justiça e que não sejam ofensivas à honra ou a dignidade de terceiros; c) vida de magistrados, de qualquer instância ou ramo do Poder Judiciário, que revelem conduta excepcional do ponto de vista da cultura, inteligência, bom relacionamento com a comunidade, dedicação ou espírito público, sendo requisito o fato do magistrado ter exercido as funções por 15 ou mais anos e a partir de 1950.

5) Forma: Os trabalhos deverão conter o título ao alto da primeira folha. O nome do autor e seu cargo, profissão ou atividade deverão ser informados três espaços abaixo, do lado direito. O conteúdo deverá vir em seguida, também três espaços abaixo. O candidato esclarecerá se o seu artigo se refere ao item “a” (fatos históricos), “b” (casos pitorescos) ou “c” (vida de magistrados), conforme item 4.

6) Prazo de apresentação: De 21 de fevereiro a 5 de maio de 2011, devendo os trabalhos serem enviados para o correio eletrônico econcurso@ibrajus.org.br , junto com requerimento de inscrição, na forma do modelo adiante.

7) Avaliação: Os trabalhos serão analisados entre 16 de maio e 4 de junho de 2011 por uma comissão do IBRAJUS, composta pelos associados William de Oliveira, Paulo Grein Del Santoro e Antonio Kozicoski, todos de Curitiba (PR), que verificarão se o artigo está conforme o edital e farão a separação por  temas e estado de origem. Feito este exame, os artigos serão enviados até 10 de junho de 2011 pelo IBRAJUS aos membros da Comissão de Avaliação indicada pela AJUFE e composta pelo desembargador Vladimir Giacomuzzi (TJ-RS), pelo procurador de Justiça Carlos Francisco B. R. Bandeira Lins (MP-SP) e pelo professor Edmundo Alberto Branco de Oliveira (UEPA e Universidade da Flórida, EUA).  Os trabalhos dos membros das Comissões são considerados voluntários e não serão remunerados.

8) Prazo de avaliação: Entre 11 de junho de 2011 e 31 de junho de 2011, os membros da Comissão avaliadora, atribuirão nota de 0 a 10 a cada artigo, que serão somadas e servirão de parâmetro para a inclusão dos selecionados, cujo número será de 50, sendo 20 de vidas de juízes e 15 de cada um dos dois outros temas. Ao critério da AJUFE, o número de artigos poderá ser aumentado para 60.

9) Resultado: Será divulgado às 15h do dia 5 de agosto de 2011 nos sites da AJUFE (www.ajufe.org.br) e do IBRAJUS (www.ibrajus.org.br).

10) Classificação: O 1º classificado, por nota, de cada grupo (por tema), terá direito de participar do XXVIII Congresso da AJUFE em Fortaleza (CE), ou se, a critério da AJUFE for considerado recomendável, no Congresso seguinte (XXIX), com as despesas de transporte aéreo (cidade de origem/cidade do congresso/cidade de origem), de hospedagem e alimentação, custeadas pela Associação, excluídos outros gastos com transporte entre casa/aeroporto, aeroporto/hotel, serviços de bar, telefonemas, frigobar, etc. Em caso de empate, o critério favorecerá o mais velho.

11) Publicação: A inscrição no concurso importa em automática autorização para a publicação do artigo, mencionada a autoria, quando e onde as entidades promoventes considerarem oportuno, dispensados direitos autorais ou outros pagamentos.

12) Informações: O concurso é coordenado pelo desembargador federal Vladimir Passos de Freitas e informações poderão ser obtidas na AJUFE com Ronaldo tel. (61) 32218482 – 32249815, e-mail eventos@ajufe.org.br ou com Vanessa no IBRAJUS (41) 33391387, e-mail contato@ibrajus.org.br 13) Omissões: As omissões e dúvidas na aplicação deste regulamento serão resolvidas pelos presidentes das entidades promoventes.

Baixe o formulário de inscrição aqui:

www.ajufe.org.br/portal/images/stories/pdfs/Inscricao_concurso.doc

Siga-nos no Twitter:  <http://twitter.com/AJUFE_Brasil>

http://twitter.com/AJUFE_Brasil