Campeã da primeira edição do Concurso Café Qualidade Paraná, ocorrida na safra passada, a região de Londrina mobiliza a cadeia produtiva do setor e lança para 19 municípios o concurso 2005. A solenidade oficial será nesta quarta-feira (25), a partir das 14:30h, no Auditório Milton Alcover, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, como parte integrante da programação técnica do 1o Seminário Regional de Secretários Municipais de Agricultura.

continua após a publicidade

Com quase dois mil cafeicultores cultivando 21,4 mil hectares para a produção esperada nesta safra de 317,4 mil sacas beneficiadas, a região tem potencial de repetir o sucesso obtido, afirma Ildefonso José Haas, engenheiro agrônomo da Emater, coordenador técnico do evento de lançamento. Ele lembra que o fator determinante é a nova cafeicultura implantada na década de 90 pelo padrão tecnológico do sistema adensado, hoje adotado pelos cafeicultores através do trabalho integrado da Emater e Iapar.

Gonçalo Marques Pereira, de 72 anos, é o cafeicultor de Londrina que se sagrou campeão do Concurso Café Qualidade Paraná 2004. Produzido no Sítio São João, de 17 hectares, no Bairro Água dos Nogueiras, distrito Lerroville, o café venceu na categoria de Café Natural. Além de Gonçalo, o município venceu para a região nesta mesma categoria os 3o, 4o e 9o colocações dentre os melhores cafés no Estado.

Ildefonso, que também é degustador e classificador oficial do Projeto Café da Emater, acredita que nesta segunda edição será ampliada a participação de 30 para 80 cafeicultores da região no concurso. Isso pelos atrativos promovidos pelo certame como a divulgação da qualidade do café regional e melhoria na comercialização da safra dos inscritos.

continua após a publicidade

Ele assegura que as condições clima quente e sem chuva diferem da colheita passada, feita com chuva e mesmo com atual perda de granação provocada pela estiagem que vai resultar em grãos de peneiras menores e com alguns defeitos de tipo, a bebida deverá ser bem melhor, em muitos casos variando de dura e apenas mole (que são bebida de cafés chamados especiais). Isto, ?se bem adotadas as técnicas de colheita seletiva, no pano, com seca e procedimentos corretos de pós-colheita?, conclui o coordenador geral do Concurso.