Conab garante compra da produção de agricultores familiares

O programa Compra Antecipada da Agricultura Familiar (Caaf), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), garantirá a 25 mil famílias cadastradas a antecipação de R$ 2,5 mil ao ano (safra 2003/2004), no máximo, referentes à compra antecipada de suas produções. Hoje, 56 representantes de assentamentos da cidade goiana de Padre Bernardo assinaram os primeiros contratos.

De acordo com o ministro interino do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, o produtor familiar tem grande dificuldade na hora da venda do produto agrícola, uma vez que ele produz em pequena escala, e encontra barreiras para conseguir crédito na praça. ?O programa assegura ao pequeno produtor a venda dos produtos a preço de mercado. Nós estamos garantindo uma renda aos produtores familiares e esse é o principal objetivo do programa?, explica.

Segundo Luís Carlos Guedes Pinto, presidente da Conab, os recursos oferecidos à agricultura familiar serão destinados principalmente para os produtos da cesta básica do Fome Zero: arroz, feijão, milho, trigo, leite e farinha de mandioca. Os primeiros agricultores favorecidos serão os da cultura de arroz. Receberão R$ 23,01 por saca de 60 quilos.

Para receber os recursos, o agricultor deve ter a declaração do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e procurar qualquer agência do Banco do Brasil, ou a Conab.

Voltar ao topo