Comunidades podem seguir em caravanas até o ?Paraná em Ação?

Quem estiver interessado em se beneficiar dos inúmeros programas oferecidos pelo programa Paraná em Ação terá apenas que procurar a sua associação de bairro e se inscrever nas caravanas que visitarão o pavilhão próprio da feira de serviços gratuitos, dentro da 33º Expoingá. Neste caso, a entrada é gratuita.

Além de conhecerem os serviços e serem benefíciadas pelos programas oferecidos por mais de 30 instituições municipal, estadual e federal, bem como por entidades representativas de categorias profissionais, as famílias poderão se divertir na Expoingá, que se estende até o próximo domingo.

Segundo Clecy Amadori, umas das coordenadoras estaduais do Paraná em Ação, através de parcerias com municípios e entidades públicas e privadas, incluindo o Poder Judiciário, o governo do Estado pretende dar prioridade nos atendimentos às faixas mais carentes da comunidade. "Todas os serviços disponibilizados estão voltados, fundamentalmente, ao resgate da cidadania para quem geralmente não tem acesso a direitos básicos, a exemplo de documentos pessoais, por problema financeiro ou mesmo por exclusão social," acentua.

Entidades

Com seus respectivos serviços, estão presentes no Paraná em Ação, no pavilhão branco do parque de exposições, ao lado do pavilhão industrial, as seguintes instituições: Agricultura (Seab, Ceasa, Claspar, Codapar, Emater e Iapar), Detran, INSS, Secretarias da Saúde do Paraná e de Maringá, Instituto de Identificação (RG), Ministério do Trabalho (carteira de trabalho), Procon, Senac (corte de cabelo), Banco do Brasil (cadastro de CPF), Agência do Trabalhador (emprego), Copel, BRDE, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Cohapar, Celepar (internet gratuita), Sema/Sudhersa (meio ambiente), Jucepar/Seim (registro de empresas), Emater (oficinas), Sesi e Sesc (orientações médicas), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, Paraná Esporte (recreação), Anoreg e Irpen (registro civil).

Na área de serviços judiciários e extrajudiciários, nesta segunda-feira, dia 9, feriado municipal por causa do 58º aniversário de Maringá, funciona plantão de atendimento no Fórum de Justiça de Maringá, em cooperação ao programa Paraná em Ação. A obtenção de título eleitoral (emissão, segunda via, transferência, revisão e certidão de quitação eleitoral) também está disponível neste mesmo local, por parte do Tribunal Regional Eleitoral.

No pavilhão do Paraná em Ação, no parque de exposições, as famílias carentes podem se cadastrar nos programas Tarifa Social (Sanepar) ou Luz Fraterna (Copel), do governo do Estado. Por outro lado, a Secretaria de Turismo distribui material institucional sobre o turismo paranaense, com ênfase para a região de Maringá.

Voltar ao topo