O pátio da Escola Municipal Maria Marli Piovesan, no Uberaba, ficou pequeno para quase mil convidados que presenciaram a celebração oficial de união dos 309 casais participantes do primeiro casamento coletivo organizado pela Prefeitura de Curitiba, neste sábado (27), dentro do programa Comunidade Escola. O sucesso do evento animou a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, e os secretários municipais.
"A parceria com a comunidade deu muito certo e esperamos poder repetir em breve a oportunidade para que mais pessoas realizem o sonho de regularizar a situação conjugal", disse Fernanda, que foi madrinha do casamento. O padrinho foi o secretário municipal de Administração, José Richa Filho.
Ele disse estar muito satisfeito com o resultado da parceria entre a escola, empresas da região e o cartório do Uberaba, que juntos garantiram a realização do casamento. "Até o tempo ajudou, depois de uma semana com vários dias de chuva", disse ele.
A parceria comemorada pelos organizadores do evento é o eixo central do programa Comunidade Escola, que transforma as unidades educacionais num pólo da vizinhança, um local onde a família inteira encontra oportunidades de lazer e aprendizagem. "Aqui na escola Maria Marli estamos vendo como esse laço é muito forte", disse a secretária municipal da Educação, Eleonora Fruet.
Foi nesta escola do Uberaba que o Comunidade Escola foi lançado, em maio deste ano. Segundo a diretora Sandra Regina Pereira, a idéia do casamento coletivo surgiu durante o lançamento e desde então a comunidade vinha se preparando para o evento, com a participação das escolas Santos Andrade, Eny Caldeira, Vereadora Laís Caramuru, CEI Bento Mossurunga, CAIC Bairro Novo, América da Costa Sabóia e Maria Clara Tesserolli.
O resultado de mais de três meses de esforço foi uma festa comunitária que parou o bairro na tarde de sábado. Dois casais representaram todos os noivos e entraram no ginásio pelo tapete vermelho. José Maria do Carmo e Adriane Fontinelli, seguidos por Laureci Monteiro e Josiane dos Reis foram até o altar ao som da marcha nupcial, conduzidos por duas damas, Sara e Bianca, e um pajem de honra, Tiago, alunos da primeira série da escola.
O juiz de paz do cartório do Uberaba, Paulo Guimarães, fez a leitura dos votos de casamento e puxou o "sim" coletivo, que foi seguido de muitos aplausos. A festa seguiu dentro da escola, onde foi servido um bolo gigante para os recém-casados. A festa terminou com o pátio da escola cheio de noivas, vestidas de branco ou não, tirando fotos com parentes e amigos, comemorando uma nova fase da vida.
Para registrar cada momento da festa, a noiva Rosimeiri Chimborski improvisou um cinegrafista particular. O primo Chrystiomar Chimborski emprestou uma filmadora caseira para gravar o casamento de Rosimeiri, 20 anos, com David Ribeiro, de 22 anos. "Está difícil pegar eles sorrindo, de tão nervosos", reclamou o primo, que tentava descontrair o casal. "Muitos jovens acham que casar está ultrapassado, mas nós queremos levar essa união a sério. Será nosso primeiro e último casamento", garantiu o noivo.
Viver felizes para sempre também é o sonho do casal de catadores de papel Ramiro e Dilete da Silva, que viviam junto há 15 anos, mas por falta de condições financeiras não tinham nem registro de nascimento. Eles ficaram sabendo da oportunidade pelos filhos de 6, 8 e 9 anos, alunos da Escola Maria Marli Piovesan.
"Com a ajuda da FAS e do Conselho Tutelar fizemos nossos documentos e a inscrição para o casamento", explicou Dilete, sob o olhar atento do marido. "Ela está tão bonita que eu fico até emocionado. É a mulher da minha vida", dizia Ramiro ao lado da noiva. Ela não se vestiu da forma tradicional. Compareceu de saia, camiseta e chinelos, mas teve os cabelos cuidadosamente arrumados por alunos voluntários dos cursos de beleza do Senac e escola Parthenon.
O evento foi coordenado pelas secretarias municipais, mas contou com inúmeras parcerias, dento da filosofia do Comunidade Escola. O cartório do Uberaba, que está comemorando 35 anos, não cobrou nada dos noivos para fazer o registro.
A Amaria Noivas, loja especializada no aluguel de trajes de casamento, preparou locações com preço especial para os casais, a maioria deles de baixa renda. As floriculturas Entre Verdes e Pérola ofereceram flores. O Horto Municipal preparou vasos com plantas especiais para a ocasião. "Cada pequena contribuição foi importante. Cada pequeno gesto faz a diferença", disse a diretora da escola.


