Compromisso para 2008

O ano eleitoral de 2008, embora poucos tenham dado atenção ao fato, é de extrema representatividade na história política recente do País: a eleição de prefeitos e vereadores coincidirá com o aniversário de 20 anos da Constituição de 1988, o marco mais emblemático da redemocratização brasileira. Lá se vão duas décadas desde que o deputado Ulisses Guimarães, presidente da Assembléia Nacional Constituinte, apresentou à nação, em 5 de outubro, a Carta Magna que chamou de ?coragem?.

Trata-se de um episódio relevante, cuja comemoração irá expressar-se, em outubro próximo, no mais significativo gesto da democracia: o ato de votar. Em 2008, contudo, mais do que eleger seus representantes nos municípios, os brasileiros deverão refletir sobre os equívocos da política nesses 20 anos de sua Constituição. É uma postura obrigatória de cidadania, de modo que todos possam engajar-se numa corrente cívica em defesa das reformas da própria Carta, até hoje postergadas, e da modernidade da legislação econômica, do crescimento sustentado do PIB, da solução dos problemas sociais e do combate à corrupção.

Pessoas físicas e jurídicas não podem furtar-se a esse exercício de civismo. No novo ano – e sempre! -, o Brasil será tão desenvolvido e avançado quanto a nossa capacidade de conduzi-lo a um destino melhor. A Constituição de 88, a mais democrática de nossa história, nos dá essa prerrogativa e responsabilidade. Não devemos, assim, abdicar do direito e do dever de forjar um País mais desenvolvido.

Reinaldo Espinosa, empresário, é presidente da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG).

Voltar ao topo