Compositores ganham mais uma semana para inscrições no FUC 2005

A comissão organizadora do 18º Festival Universitário da Canção (FUC), atendendo diversas solicitações de compositores e intérpretes dos mais diversos pontos do país, resolveu prorrogar as inscrições para a edição nacional do evento, impreterivelmente, até sexta-feira (06).

?Com mais uma semana de prazo acreditamos que estaremos prestando aquele atendimento necessário aos compositores que nos procuraram através de telefonemas e via e-mails, solicitando a devida prorrogação, ao terem alegado feriados prolongados como a Semana Santa e Tiradentes, dentro do prazo antes estipulado para o encerramento das inscrições?, informa Cláudio Jorge Guimarães, coordenador da promoção e chefe da Divisão de Assuntos Culturais (DAC) / Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), da UEPG ? Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Com um número satisfatório de inscrições, até o presente momento, a fase nacional da décima oitava edição do FUC acontece em junho, dia 30, e prossegue nos dias 1º e 2 de julho, no Teatro Marista / Ponta Grossa (duas eliminatórias e a finalíssima). Antes, porém, a DAC / Proex confirma a realização do 1º Festival Universitário da Canção ? Regional, em 4 de junho, também no Marista.

De acordo com Cláudio Guimarães, a etapa regional do festival, cujas inscrições encerraram-se no último dia 20, abre espaço para compositores e intérpretes da cidade e região, dentro de um projeto piloto, que deverá ganhar uma dimensão maior em 2006. ?Entretanto, tudo vai depender do interesse da classe artística, iniciativa privada e, principalmente, do apoio logístico da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), em conjunto com as prefeituras envolvidas diretamente com a promoção do evento?, pondera Guimarães.

Como participar

Interessados em participar da fase nacional do ?18º FUC?, conforme alerta a DAC / Proex da UEPG, têm prazo final estipulado até sexta-feira (06). Maiores detalhes sobre as inscrições, bem como outras informações a respeito das fases regional e nacional do festival, podem ser obtidas junto à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) ? Praça Marechal Floriano Peixoto, 129 ? Centro ? (42) 225-2360 / 223-4377 / 222-9652 – Ponta Grossa- PR ? CEP 84.010-680, ou ainda pelo site do festival (www.uepg.br/fuc).

O coordenador geral dos festivais, professor Cláudio Guimarães, faz questão de esclarecer que ?na realização do FUC Regional, em 4 de junho, serão premiadas quatro canções das 15 composições selecionadas, que, além da premiação em dinheiro (prêmio individual de R$ 500,00 para as quatro canções selecionadas), estarão automaticamente classificadas para a participação na edição nacional do festival (18º FUC)?. Ainda de acordo com ele, após o recebimento das inscrições para a etapa nacional, serão selecionadas 26 músicas que deverão se somar às quatro canções classificadas pelo FUC Regional, perfazendo um total de 30 composições que participarão do evento.

?Em seguida à apresentação das músicas concorrentes, dias 30 de junho e 1º de julho, no Teatro Marista, a comissão julgadora decidirá pelas 15 composições classificadas para a finalíssima, que serão novamente apresentadas no sábado, dia 2 de julho, no mesmo teatro?, explica Guimarães. Para 30 de junho, pretende-se promover a realização de um show de abertura, assim como também show com o vencedor do 17º FUC, em 1º de julho. Na fase final do festival, logo após a apresentação das finalistas, também um cantor, cantora ou grupo de renome nacional deverá fazer um show de encerramento do festival, seguido pela divulgação dos vencedores e respectiva premiação às melhores canções de 2005.

Voltar ao topo