Compagas finaliza obras da rede de distribuição de gás em Curitiba

A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) está desde janeiro realizando as obras de finalização dos ramais de interligação da rede de distribuição de gás natural para os segmentos residencial e comercial nos bairros Batel, Água Verde e Bigorrilho (Residencial I), em Curitiba.

Cerca de 200 pessoas estão trabalhando nas obras, que deverão continuar até junho e incluem a Avenida Sete de Setembro entre a Av. Marechal Floriano Peixoto e a Praça do Japão, e as ruas Bruno Filgueira, Presidente Taunay e Bento Viana. O trajeto na Avenida Sete de Setembro foi dividido em seis trechos, cada um com entre 4 e 5 ruas.

As obras, agora em março, estão na Sete de Setembro e em várias ruas que cortam a avenida, e também nas ruas Bruno Filgueira, Presidente Taynay e Joaquim Taborda Ribas. O trânsito nessas ruas está sendo controlado por técnicos do Diretran. E equipes credenciadas pela Compagas estão distribuindo material informativo aos moradores.

Em 2002 e 2003, a Compagas construiu cerca de 82 km de rede nos três bairros. São as chamadas zonas de bloqueio, que aguardavam a rede de alimentação para receber o gás natural.. Agora, com os 10 km dos ramais de alimentação que estão sendo construídos, os edifícios e estabelecimentos comerciais da região poderão consumir o gás natural residencial. Nos 92 km de rede de distribuição residencial, o potencial de consumo é de 900 prédios e 400 estabelecimentos comerciais. A previsão da empresa é que cerca de 15% desse mercado já seja atingido até o final de 2004.

Nas ruas bloqueadas para a realização das obras – tubulações em aço carbono e em polietileno de alta densidade, dependendo do trecho – é permitido o trânsito apenas de moradores, comerciantes e seus clientes. As pessoas das ruas que já estão em obras receberam em dezembro uma carta da Compagas com informações sobre o assunto e com credenciais para serem colocadas nos carros, que terão acesso livre na região. As obras estão sendo executadas pelas empresas Gel Engenharia e Trix Engenharia e têm investimentos da ordem de R$ 5 milhões.

Voltar ao topo