Comitiva do Paraguai conhece programas e projetos no Paraná

O Sebrae no Paraná atua como intermediador para a execução do convênio entre o Sebrae Nacional e o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Paraguay (Conacyt). O convênio foi assinado em março de 2005. Participam do encontro, em Curitiba, que teve abertura na quarta-feira (9) e será encerrado nesta sexta-feira (11), o ministro presidente do Conacyt, Luiz Alberto Lima, e técnicos do Sebrae.

O objetivo do encontro é apresentar produtos, programas e ações desenvolvidas pelo Sistema Sebrae e parceiros. "Esse primeiro encontro traz a idéia de cooperação, dos trabalhos e projetos específicos que podem ser transferidos para atuação no Paraguai. É muito interessante sob o aspecto do empreendedorismo de incubadoras de empresas na formação e capacitação na área de gestão", disse Luiz Alberto Lima, ministro do Conacyt.

Os trabalhos são conduzidos a partir do interesse apresentado pelos representantes do Conacyt, antes da assinatura do convênio. A atuação está direcionada aos métodos próprios de empreender, às redes de empresas e à elaboração do diagnóstico das associações empresariais. "O Sebrae no Paraná atua em conjunto com o Sebrae Nacional, cooperando com o processo de aproximação. As ações que definem como os projetos poderão ser transferidos partem do Nacional", afirmou Júlio Agostini, coordenador da recepção no Estado.

O Conacyt é uma instituição de caráter público-privado, vinculado à presidência da República do Paraguai. O conselho é composto por representantes de entidades empresariais, públicas, do setor universitário e de Ciência e Tecnologia.

Voltar ao topo