Comissão especial vai trabalhar para reintegrar presos à sociedade

O secretário estadual da Justiça e Cidadania, Aldo José Parzianello, assinou resolução que cria comissão especial para gerenciar unidades prisionais de segurança média, com baixo custo e sem fins lucrativos. “A medida tem por objetivo buscar alternativas para melhoria de resultados na ressocialização de presos do sistema penitenciário do Paraná”, enfatizou o secretário.

A proposta tem como base, o modelo adotado em algumas unidades no interior de São Paulo, cujas metas visam à reintegração do preso à sociedade, desde o cumprimento de sua pena até a possível liberdade. A Comissão Especial designada pelo secretário é composta por membros do Conselho Penitenciário do Estado do Paraná e terá o prazo de 120 dias para apresentar um estudo sobre o projeto. O objetivo é entre outros pontos, a permanência de presos em unidades nos seus municípios de origem, permitindo maior proximidade com familiares e o remanejamento de vagas no sistema penitenciário.

O coordenador executivo da comissão, Jair Ramos Braga revela que o trabalho será elaborado por várias pessoas que representam a sociedade civil, comprometida também no processo de reintegração dos presos ao convívio social.

Voltar ao topo