Comissão conclui até o fim do mês auditoria nos pedágios

A Comissão Especial do DER (Departamento Estadual de Estradas e Rodagem) conclui até o final do mês a auditoria que está realizando na contabilidade das seis empresas concessionárias do pedágio no Estado. O assessor jurídico Pedro Henrique Xavier disse que este é o prazo máximo para que o governo tenha um diagnóstico sobre as contas das empresas.

Dependendo do resultado, o governo pode partir logo para o cálculo dos custos da encampação do sistema ou questionar as empresas se encontrar alguma imprecisão nos dados contábeis, explicou.

O DER recebeu no início da semana cinco dos seis estudos encomendados pelas empresas à Fundação Getúlio Vargas, que estimam em mais de R$ 4 bilhões o valor da indenização para que o governo possa assumir a administração do sistema.

Embora a entrega do relatório pelas empresas ao governo tenha sido cercada de controvérsias – o governador Roberto Requião (PMDB) contestou a autenticidade dos cálculos – a Comissão agora diz que os relatórios não alteram os procedimentos do governo ou terão qualquer peso no processo de auditoria.

De acordo com Pedro Henrique Xavier, se tudo estiver em ordem nos registros das concessionárias, o cálculo da encampação será um processo rápido. (Leia mais na edição de amanhã de O Estado do Paraná)

Voltar ao topo