Comissão aprova projeto que determina cobrança individual de conta d’água

Brasília

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou, hoje (24) à tarde, o projeto de lei do deputado Júlio Lopes (PP-RJ) que determina a cobrança individual de conta de água. Para isso, serão instalados hidrômetros em cada apartamento ou condomínio que for construído. A proposta ainda depende de aprovação no plenário da Casa.

Júlio Lopes afirmou que, em todos os lugares em que o projeto já foi implementado, houve economia de até 40% na água tratada. "Isso reduz enormemente todos os investimentos, não só na área onde vai ser tratada a água, mas também dos agentes químicos e de todo o investimento feito no tratamento da água. Reduz-se da ponta do consumidor até a ponta da geração em todas as etapas de consumo de água", disse o parlamentar.

Para o relator do projeto, deputado Colbert Martins (PPS-BA), a aprovação da proposta tornará o consumidor mais responsável com a água que consome. "O consumidor vai pagar exatamente o que consumir. É importante que o consumidor controle seu consumo porque irá ajudar a evitar desperdícios de água, um bem precioso".

Voltar ao topo