Comércio varejista cresceu 11,36% em março, informa o IBGE

As vendas do comércio varejista cresceram 11,36%, em março, em relação ao mesmo mês de 2003. Foi o quarto crescimento consecutivo no volume de vendas. Os números fecham o primeiro trimestre do ano com crescimento de 7,48% nas vendas, conforme divulgou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O acumulado nos últimos 12 meses, no entanto, registrou queda de 0,61%.

Os destaques em março foram os segmentos de móveis e eletrodomésticos, que cresceram 36,57% devido à queda da taxa de juros e à maior oferta de crédito no país. No trimestre, a expansão destes setores foi de 23,78%.

A Pesquisa Mensal de Comércio mostra que a segunda maior taxa de crescimento em março deveu-se a Veículos, motos, partes e peças, com taxa de variação no volume de vendas de 32,03% sobre igual mês do ano anterior. Hipermercados, supermercados, bebidas e fumos, que têm o maior peso na formação do índice, cresceram bem menos do que a média do mês (4,42%).

Todos os estados brasileiros apresentaram resultados positivos em março, com exceção de Roraima, que registrou queda de 12,14%.

Voltar ao topo