Comércio paranaense comemora queda da inadimplência

A taxa de inadimplência líquida do comércio de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral em novembro foi 0,21%, conforme informações do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial do Paraná (ACP).

O índice foi bem inferior ao do mesmo mês nos anos anteriores: 1,63% em 2001 e 9,75% em 2000. Com a queda registrada no mês passado, pelo segundo mês consecutivo a taxa anualizada de inadimplência (dezembro de 2001 a novembro de 2002) foi a menor da série histórica da ACP desde 95: 2,44%.

Enquanto as dívidas foram resgatadas, aumentou o número de consultas ao SCPC em 9,38% de outubro para novembro. Segundo a análise da ACP, a melhora do movimento comercial foi causada por: antecipação das compras de fim de ano, inadimplência muito baixa, direcionamento de alguma parcela do décimo terceiro para o consumo, expectativa de aumento de preços decorrentes do novo patamar da taxa de câmbio e a tentativa de evitar a correria nas lojas. Já o Videocheque, usado pela ACP como indicador de vendas à vista, apontou queda de 6,65 de outubro para novembro.

Voltar ao topo