Começa o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica

Começou hoje em todo o país o exame do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). No Brasil estão sendo avaliados mais de 300 mil alunos de 4.ª e 8.ª séries e no Paraná 17 mil, sendo distribuídos em 145 municípios.

A coordenadora de acompanhamento e avaliação discente da Secretaria Estadual de Educação (SEED), Arile R. Cytrynski, explica que o objetivo é traçar um diagnóstico do desenvolvimento dos alunos para direcionar as políticas educacionais. Segundo ela, os últimos três exames realizados mostram que o desempenhos dos estudantes vem piorando.

O exame foi elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os alunos vão responder 39 questões elaboradas em cima da língua portuguesa, dando ênfase a leitura e a interpretação, e em matemática, enfatizam a solução de problemas.

Além disto, os estudantes também vão responder um questionário sócio-econômico, apontando hábitos de estudo e como foi o ano letivo com relação a mudança de professores e se houve períodos sem aula. Os diretores das escolas sorteadas e os professores respondem a questionários, que incluem desde a formação até a metodologia aplicada em sala de aula. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)

Voltar ao topo