Começa amanhã campanha de vacinação contra febre aftosa

Curitiba – Começa amanhã e termina no dia 20 a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa deste ano no Paraná. Atualmente existem no Estado 10,5 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos, distribuídas em 213.854 propriedades.

A Secretaria da Agricultura do estado espera que todos os produtores vacinem seus rebanhos. No ano passado, na segunda etapa da campanha de vacinação, de 01 a 20 de novembro, foram vacinados 10 milhões 406 mil animais (98,7% do total). A comprovação deve ser feita até o dia 30 de maio, nas Unidades Veterinárias da DAS ? Defesa Sanitária Animal, da Secretaria.

A vacinação e a comprovação são obrigatórias, sem elas o produtor fica sujeito a multa de R$ 68,78 por cabeça não vacinada e fica proibido de transportar seus animais para qualquer finalidade.

O Paraná está há nove anos sem ocorrência da febre aftosa, sendo que o último caso foi registrado em maio de 1995. Em 2000, o Estado foi reconhecido internacionalmente como área livre da doença, com vacinação. Para o secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, este reconhecimento feito pela Escritório Internacional de Epizootias (OIE) é importante para a conquista de novos mercados, principalmente para os da carne bovina e suína, que passam a ser aceitas pelos países que já estão livres da doença, além de obter melhor valor de mercado.

Voltar ao topo