O abate de 84 animais com suspeita de febre aftosa está sendo feito hoje (10) na Fazenda Flor do Café, em Bela Vista do Paraíso, norte do Paraná. A fazenda é uma das propriedades identificadas pelo Ministério da Agricultura como foco de febre aftosa.

continua após a publicidade

Os animais são mortos a tiros por três policiais militares. Segundo previsão da Secretaria da Agricultura, os trabalhos se encerram à tarde. Integrantes da Comissão de Necropsia fazem a coleta das vísceras de dois animais.

As mostras serão enviadas para análise no laboratório do Pan-Aftosa (Centro Pan-Americano de Febre Aftosa) no Rio de Janeiro. Governo do Paraná e pecuaristas ainda negam a existência da doença no estado e os exames, conforme os proprietários das fazendas, poderão esclarecer a dúvida.

Amanhã (11), segundo o cronograma divulgado pela Secretaria da Agricultura, serão sacrificados mais 43 animais da propriedade Santa Isabel, em Grandes Rios.

continua após a publicidade

Somente quando todos os 6.705 animais das sete fazendas com suspeita do foco forem abatidos é que será iniciada a contagem seis meses para que o Paraná reconquiste o selo de zona livre de febre aftosa.