Começa a subir nível da água do Rio Negro, informa serviço geológico

Manaus ? De ontem para hoje, as águas do Rio Negro subiram de 14,75 metros para 14,77 metros, no porto de Manaus. O Serviço Geológico do Brasil (antiga Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais) previu que o nível do rio começaria a subir entre os dias 27 de outubro e 5 de novembro. Nos últimos dez dias, o rio vinha descendo cerca de 6 centímetros por dia, tendo ficado estável entre terça-feira (25) e ontem.

A dúvida dos especialistas e ribeirinhos é se o período das cheias de fato começou ou se ocorrerá o fenômeno conhecido como repiquete: no fim da vazante, os rios sobem, tornam a descer e só então continuam a subir. "Funciona como um alerta, mas não é um fenômeno que ocorre todos os anos", explicou Daniel Oliveira, gerente de Hidrologia da CPRM.

Em agosto, o índice pluviométrico no Amazonas foi de 29 milímetros, metade da média registrada no mesmo mês entre 1961 e 1990. Em setembro, ficou em 79,3 milímetros, mais próximo à média histórica do período (de 83,3 milímetros). O Serviço Geológico do Brasil ainda não dispõe dos dados referentes às chuvas de outubro.

Voltar ao topo