Começa nesta segunda-feira (02) a segunda fase das obras de revitalização de calçamento da avenida Marechal Deodoro, no Centro. Nesta semana, as concessionárias de serviço público iniciam o trabalho de modernizar as redes de saneamento e de telefonia. Na próxima semana, entram as empresas contratadas pela Prefeitura de Curitiba, responsáveis pela troca das calçadas. Pelo cronograma, as obras terminam em maio.

continua após a publicidade

s equipes das empresas concessionárias já começaram a trabalhar no lado esquerdo da Avenida Marechal Deodoro, entre as ruas Desembargador Westphalen e Dr. Muricy e entre a avenida Marechal Floriano e a rua Monsenhor Celso. Na próxima segunda-feira (08) entram as empresas contratadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas para colocar calçadas no trecho entre as ruas Barão do Rio Branco e Presidente Faria.

Ao todo, a recuperação das calçadas será em nove quadras, entre as ruas Mariano Torres e Desembargador Westphalen. Quando o serviço terminar, serão cerca de 2.200 metros de novas calçadas feitas nos dois lados da avenida e nos cruzamentos com ruas paralelas. Também serão pavimentados 1.100 metros da Marechal Deodoro. Nesta obra, a Prefeitura de Curitiba está investindo R$ 2,5 milhões.

As novas calçadas da Marechal Deodoro terão rampas de acesso nos cruzamentos (segundo as normas da NBR 9050), pista tátil, correção geométrica, nivelamento de meios-fios e ampliação da área calçada nas esquinas.

As novas calçadas da Marechal Deodoro têm uma grande faixa central (4,70 metros), com piso antiderrapante que ficará desimpedida de qualquer obstáculo ao percurso de pedestres. Apenas uma pequena pista – destinada à instalação de lixeiras, postes, sinalização de trânsito etc -, será em pedra portuguesa (petit pavé). Serão colocados 1.670 metros de pista tátil para deficientes visuais e 70 rampas de acesso para portadores de deficiências, além da execução de novo paisagismo.

continua após a publicidade