Combates entre insurgentes e forças da coalizão no sul do Afeganistão mataram 22 supostos talebans, disseram autoridades hoje. Os confrontos ocorreram na conturbada província de Helmand onde o Taleban se reagrupou mais fortemente. Não houve baixas entre as forças de segurança, disseram fontes oficiais.

continua após a publicidade

Os guerrilheiros do Taleban intensificaram os ataques este ano, na pior onda de violência desde a queda do regime fundamentalista, em 2001, quando as tropas da coalizão internacional chefiadas pelos Estados Unidos invadiram o país logo depois dos atentados de 11 de setembro daquele ano, uma vez que os talebans davam apoio ao terrorista Osama Bin Laden e sua rede Al-Qaeda.

Em meio à escalada da violência no Afeganistão, um enviado europeu disse que a nova missão da Otan não pode falhar. O representante da União Européia Francesc Vendrell, disse que o total de soldados da Otan no país deverá chegar a 18 mil homens. "Não iremos tolerar a presença de elementos terroristas no Afeganistão. Vamos permanecer no país o tempo que for necessário para a questão ser resolvida", disse o representante.

continua após a publicidade