Combate à desertificação terá recursos garantidos no orçamento

O secretário Nacional de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra, anunciou hoje durante reunião da bancada do nordeste na Câmara dos Deputados, que pela primeira vez o Plano Plurianual (PPA) vai contemplar recursos da União para combate ao desmatamento no semi-árido. O secretário informou que o Fundo Global de Meio Ambiente doou US$ 100 mil para o combate à desertificação no semi-árido, que vãobeneficiar nove estados do nordeste e o norte de Minas Gerais.

O secretário estima que o grupo interministerial criado para implantar o Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação seja conclua seus trabalhos até o primeiro semestre de 2004. O grupo foi criado em junho por decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e é formado por represenantes de 12 ministérios.

De acordo com dados da bancada do nordeste, pelo menos 10% da região semi-árida são atingidos pela desertificação. O coordenador geral da bancada, deputado Roberto Pessoa (PL-CE), informou que as negociações para execução do programa já estão adiantadas.

Voltar ao topo