Comando do Nordeste embarca 280 militares do Exército para o Haiti

 O Comando Militar do Nordeste embarca hoje para o Haiti, na América Central, mais uma tropa de 280 militares do Exército. O efetivo vai integrar o 5º Contingente da Missão de Paz da Organização das Nações Unidas, formado por 850 homens da Marinha, Exército e Aeronáutica.

Na semana passada, seguiram para o país caribenho 209 integrantes de diversas unidades militares do Nordeste. Eles se juntaram ao primeiro grupo de 58 oficiais, embarcado no dia 19.

O efetivo que viaja na tarde de hoje, em quatro aeronaves do tipo C-130 Hércules, da Força Aérea Brasileira, começou a ser preparado para a missão de paz em janeiro deste ano, na sede da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada. O treinamento inclui simulações de situações de confronto.

No Haiti a tropa vai atuar na segurança de autoridades e de comboios de alimentos e remédios, dando também proteção à população, já que o país enfrenta problemas de violência urbana. O Haiti passa por uma crise política que se originou no governo do presidente Jean Bertrand Aristide, deposto em 2004, após um levante popular. Este é o penúltimo dos quatro embarques previstos para este ano. O último será no próximo domingo (4).

Voltar ao topo