No primeiro "duelo" entre o alemão Michael Schumacher e o espanhol Fernando Alonso no Autódromo de Interlagos, o destaque acabou ficando para o austríaco Alexander Wurz, piloto de testes da Williams, que marcou o melhor tempo (1min12s547) da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prêmio do Brasil. O alemão da Ferrari ficou apenas com o sexto tempo, enquanto o espanhol foi 10º.
O melhor dos brasileiros foi Rubens Barrichello, que acabou em 13.º. Já Felipe Massa, companheiro de Schumacher na Ferrari, terminou na 17.º colocação. Ainda na segunda sessão, o segundo foi o inglês Anthony Davidson, reserva da Honda, seguido pelo alemão Sebastian Vettel, reserva da BMW Sauber. Aliás, o carro de Vettel chamou a atenção dos torcedores, já que ele continha uma mensagem de agradecimento a Schumacher.
O alemão só entrou na pista após 20 minutos de treino. Schumacher aproveitou as primeiras voltas para se adaptar ao traçado do circuito – ele teve um pouco de trabalho, uma vez que chegou a derrapar na pista e ir para a grama em uma das curvas. A Ferrari do alemão, por sinal, não estava bem balanceada e deu alguns "solavancos" no asfalto. Mesmo assim, o alemão conseguiu ser mais rápido do que o espanhol.
Já Alonso, antes de entrar na pista, fez questão de cumprimentar alguns dos mecânicos da Renault no melhor estilo Zidane (com um abraço e uma cabeçada no peito). Em seguida, o espanhol deu algumas voltas para aquecer e só depois marcou tempo. Em partes do circuito, Alonso se atrapalhou, "fritou" os pneus e levantou fumaça, para alegria do torcedores.
Além do alemão, outros pilotos rodaram na pista. O norte-americano Scott Speed, da Toro Rosso, ficou atravessado por duas vezes e quase se chocou com um dos carros da japonesa Super Aguri. Já o polonês Robert Kubica, da BMW Sauber, tido como uma das revelações da temporada, se atrapalhou em sua primeira volta e também saiu do asfalto. Por sua vez, o holandês Robert Doornbos encerrou os treinos antes do previsto depois de ir para a grama com a sua Red Bull.
Neste sábado, acontecerão os treinos que definirão o grid de largada para a corrida de Interlagos, que é a última da temporada. Alonso precisa ficar entre os oito primeiros colocados para ser campeão, uma vez que o espanhol tem 10 pontos de vantagem sobre Schumacher. Já no Mundial de Construtores, a Renault tem 195 pontos, contra 186 da Ferrari.


