Com gol de Danilo, São Paulo bate o Vasco no Morumbi

São Paulo, 24 (AE) – São Paulo e Vasco fizeram um jogo tão frio quanto a tarde deste sábado na capital. Os 7.176 torcedores que se arriscaram a pegar resfriado nas arquibancadas do Morumbi viram um dos duelos mais sem graça entre duas equipes que já chegaram até a decidir o Campeonato Brasileiro. Os paulistas tiveram o mérito de aproveitar pelo menos uma das poucas oportunidades que criaram, venceram por 1 a 0, foram a 31 pontos e assim continuam no bloco principal da competição. Os cariocas, com 23, amargaram a 7ª derrota em 18 rodadas.

Com a temperatura baixa (em torno de 12 graus), a expectativa era no mínimo de clássico corrido, como alternativa para esquentar os jogadores. Mas as duas equipes optaram por ritmo lento, em muitos momentos arrastado, próprios para embalar sono solto. Toques de lado, passes errados e tímidos lançamentos deram o tom do desempenho de velhos rivais.

Não foi por acaso que o primeiro lance de emoção ocorreu aos 31 minutos, com uma cabeçada de Rondon que passou perto do gol. O Vasco tratou de responder, com um chute de Júnior que bateu na trave, mas foi anulado na seqüência porque o árbitro Evandro Roman marcou impedimento.

O São Paulo reagiu ao susto com a jogada que definiu o placar. Diego Tardelli desceu pelo lado direito do ataque, aos 36 minutos e cruzou; a zaga desviou, com defeito, e a bola sobrou para Danilo completar de esquerda, de fora da área, sem chance para Tadic.

O Vasco tratou de se mexer no segundo tempo e acelerou a armação de jogadas. Dessa forma, deu à partida 13 minutos de mais velocidade e despertou parte da torcida, com um chute de Valdir, que Rogério abafou com os pés, aos 5 minutos, e com uma tentativa de Alex Alves, aos 13, que serviu para mostrar apenas como está muito fora de forma.

O São Paulo percebeu que a pontaria do Vasco estava descalibrada, reforçou a marcação sobre Petkovic e deixou o tempo passar. Para mostrar que não estava desinteressado em fazer gols, ainda ameaçou em arremates de Grafite, Cicinho e uma bola que Rondon mandou na trave aos 23 minutos.

Depois disso, foram mais 25 minutos de enrolação, de ambas as partes. O Vasco deixou claras suas limitações, admitiu a derrota por antecipação e pareceu mais interessado em observar com quais de suas revelações pode contar no futuro. O São Paulo também não foi além do necessário para garantir a 9ª vitória. O torcedor foi para casa com a sensação de ter sido lesado. E com frio.

Voltar ao topo