Coleta do lixo no litoral está regularizada

O serviço de coleta do lixo nas praias do Paraná já está totalmente regularizado, segundo informou nesta quinta-feira a Paviservice, nova empresa responsável pela coleta domiciliar nos municípios de Antonina, Morretes, Pontal do Paraná e Matinhos e, ainda, na Ilha do Mel. O recolhimento também foi normalizado em Guaratuba, onde outra empresa retomou o serviço.

O trabalho havia sido interrompido por alguns dias em dezembro por determinação do governador Roberto Requião, que identificou irregularidade na contração da empresa que faria o serviço. Uma única empresa estava habilitada e superfaturou o preço, o que exigiu do governo estadual o cancelamento do contrato e uma tomada de preços em caráter de emergência.

A empresa que faria a coleta pelo contrato anterior estabeleceu um valor de R$ 5,2 milhões para o serviço durante toda a temporada. Com a nova tomada de preços, quatro empresas se habilitaram. O valor máximo estipulado pelo governo foi de R$ 3,8 milhões. A Parviservive fechou o contrato com um preço de R$ 3,6 milhões.

Orientação

Em conjunto com o governo do Estado e prefeituras dos municípios atendidos, a empresa está distribuindo panfletos com orientações e informações sobre como funciona a logística da coleta do lixo.

Segundo o diretor da Parviservive, Guilherme Macedo, a colaboração dos veranistas é importante. "Eles apenas precisam se organizar colocando seus lixos domiciliares para a coleta no período da noite. Assim, se o caminhão passa logo cedo, o lixo já vai embora", informa.

Outro alerta para os veranista é quanto o acondicionamento do lixo nas praias. "Se cada um juntar seu lixo e colocá-lo nos recipientes próprios, que estão sendo distribuídos nas barracas, ou nas lixeiras que estão dispostas nas praias, a coleta fica mais ágil". Macedo alerta ainda que em casos de retirada de entulhos e vegetais, como galhos e folhas, deve ser contratada a colocação de uma caçamba.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Matinhos, Carlos Dalberto Freire, lembra que o problema foi resolvido gradualmente, já havia milhares de toneladas de lixo acumulado. "Além disso, esse ano nós tivemos um aumento de mais de 40% de turistas e veranistas em nossos balneários".

Para Freire, a campanha lançada pela empresa responsável pela coleta do lixo e pelo governo do Estado é essencial. "É dever de cada cidadão preservar e colaborar com a limpeza da cidade". Sugestões e opiniões sobre a coleta de lixo no litoral podem ser feitas pelos seguintes telefones: Matinhos/Caiobá ? (41) 9644-5720 e (41) 452-2048 e em Pontal do Paraná (41) 9977-1995. 

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