Coleta de leite humano no País bate recorde em 2004

A coleta de leite humano no Brasil bateu recorde em 2004. Os dados são da coordenadora do Programa de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Sônia Salviano. A expectativa é de que, até o final de 2005, o país conquiste um novo recorde.

No ano passado foram recolhidos 160 mil litros de leite humano, doados por aproximadamente 100 mil mulheres e distribuídos a mais de 110 mil bebês. O total de leite coletado em 2004 é mais do que o dobro do ano anterior, quando foram recolhidos 70 mil litros. O Banco de Leite do Instituto Fernandes Figueira, hospital referência no atendimento de crianças com doenças graves, foi o que mais recolheu leite humano no ano passado: 4,2 mil litros.

O coordenador da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano e chefe do Banco do Instituto Fernandes Figueira, João Aprígio Almeida, disse que o ministério da Saúde está trabalhando para criar até o fim do ano a Central Nacional de Doação de Leite Materno. A idéia é estender a todo o país o atendimento gratuito feito no Rio de Janeiro pelo telefone 0800-268-877. "Precisamos ampliar a quantidade coletada", disse.

Almeida avaliou que diante do número de bebês prematuros, doentes ou com dificuldades de amamentação que nascem no Rio de Janeiro, apesar de ser crescente o número de doações, ainda há necessidade de ampliar a coleta no estado em mais 60 mil litros de leite por ano.

O coordenador informou que o Programa de Aleitamento e Doação de Leite adotado no Brasil está sendo estendido a outros países da América Latina. Com a orientação de profissionais brasileiros já foram instalados cinco bancos de leite na Venezuela, três no Uruguai, um no Equador e, no mês passado, na Argentina. "Temos um orgulho muito grande desse trabalho que é todo construído com tecnologia brasileira", afirmou.

Segundo ele, Brasília se destaca porque atingiu a auto-suficiência em leite humano, com cerca de 21 mil litros por ano. "Não há necessidade, nos hospitais da rede pública do Distrito Federal, de utilizar outro produto que não o melhor para a criança: o leite materno. Nosso objetivo é fazer isso em todo o território nacional", explicou.

Os números da coleta de leite humano foram divulgados, nesta sexta-feira, durante seminário sobre qualidade de bancos de leite realizado no Rio de Janeiro. O evento antecede o Dia Nacional de Doação de Leite Materno, comemorado nest sábado.

Voltar ao topo