O Celem (Centro de Línguas) do Colégio Estadual Pedro Macedo é freqüentado, atualmente, por mais de 800 alunos. Oferece cursos de idiomas como inglês, espanhol, francês, italiano, japonês e alemão, distribuídos em 32 turmas. Desses 800 alunos, 80% são do próprio colégio e 20% da comunidade. O Colégio Pedro Macedo fica no bairro do Portão, em Curitiba.
O curso é gratuito e os professores qualificados. Todos são especializados e com certificado de proficiência internacionalmente reconhecido. Esse documento é o mesmo exigido nas escolas e cursos de línguas pagos. Alguns professores vão além dessa exigência, como é o caso da professora de italiano Marcia Godoy, que está cursando doutorado em estudos literários da língua.
Segundo Marcia, a gratuidade dos cursos permite o acesso de alunos de todos os níveis sociais. ?É muito importante os alunos terem a oportunidade de aprender outras línguas, isso facilita o acesso ao mercado de trabalho e também permite o contato com outras culturas?, disse.
A professora de inglês Tânia Lecink Marques, que ensina a língua desde os 15 anos, diz preferir trabalhar para o Estado do que para as outras escolas. ?Sou professora concursada há dez anos e me sinto realizada. Gosto de ensinar e me envolvo, tanto com os alunos quanto com a escola pública. Assim, quero poder garantir uma boa qualidade de ensino e, também, melhorar a qualidade de vida dos que estão aqui para aprender?, afirma.
Diversidade
As salas de aula do Celem estão repletas de alunos de diversas idades e objetivos. Fabiana tem 19 anos e alega que sem o curso de inglês gratuito seria difícil aprender a língua, pois os cursos em escolas particulares são muito caros. ?Preciso aprender uma segunda língua para trabalhar com informática, e com o Celem estou tendo esta oportunidade?, comemora.
Já Lindamir Sales Gular, de 70 anos, está freqüentando o Celem para se atualizar. ?Terminei o segundo grau ano passado, não quero ficar sem estudar. Aqui, estou aprendendo inglês e entrando em contato com outra cultura, pois a professora sempre aborda, além do idioma, a história e a cultura inglesa?, garante a aluna.


