Cohapar e Cohab-MG discutem atuação como agentes financeiros

Diretores e técnicos da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) reuniram-se na terça e quarta-feira (10 e 11) com representantes da Cohab de Minas Gerais. Eles trocaram experiências sobre a habilitação das empresas como agentes financeiros do Programa de Crédito Solidário, que utiliza recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS). As duas companhias pleiteiam o credenciamento junto à Caixa Econômica Federal, para agilizar o atendimento da demanda por moradia.

“Esses dois dias de reuniões foram fundamentais para acertarmos detalhes que a Caixa Econômica Federal irá avaliar para que possamos atuar com agentes financeiros do FDS”, explicou o diretor administrativo-financeiro da Cohapar, Nivaldo Pinheiro Francisco.

“Estamos buscando definir uma linguagem comum a ser adotada nos critérios técnicos exigidos pela Caixa. Dessas reuniões em Curitiba, teremos resultados práticos nas próximas semanas”, disse o diretor administrativo-financeiro da Cohab-MG, Ricardo Henrique Sampaio Santiago. Além dele, a comitiva mineira foi integrada pelas técnicas Luziana Lopes Vilaça e Vilza Maria de Alvarenga.

“A habilitação como agente financeiro tornará a Cohapar mais ágil no atendimento da demanda por habitação no Paraná”, explica o presidente Luiz Claudio Romanelli. O dinheiro para a construção da casa própria será repassado diretamente pela Cohapar ao mutuário. Atualmente, a Cohapar negocia a liberação de recursos junto à Caixa, principal agente financeiro da habitação no País.

Uma avaliação feita pela Austin Rating, de São Paulo, uma das mais renomadas empresas de análise de risco de crédito do País, mostra que a Cohapar apresenta baixo risco de crédito para atuar como agente financeiro do Programa de Crédito Solidário. A avaliação foi solicitada pela Cohapar como parte da documentação necessária para habilitação junto à Caixa.

“O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating atribuiu a nota BBB+, que reflete a capacidade de pagamento da Companhia de Habitação do Paraná para atuar como agente financeiro”, diz o texto da avaliação.

A classificação BBB é aplicada a empresas que têm “obrigações protegidas por boas margens de cobertura para o pagamento de juros e principal, obrigações suportadas por garantias seguras e risco baixo”. A classificação obtida pela Cohapar é considerada boa, principalmente por ser a primeira avaliação de risco feita pela empresa.

Voltar ao topo