Ao detectar a carga negativa que a palavra "diet" tem para alguns consumidores, que enxergam produtos desta categoria como restritivos ou destinados a pessoas com problemas de saúde, a Coca-Cola Brasil resolveu substituir a Sprite Diet pela Sprite Zero. A marca já foi lançada na Grécia, México, Chile e Argentina, e sofreu algumas mudanças na fórmula, para ficar mais agradável ao paladar dos brasileiros.
Sem açúcar, o produto gerou crescimento de 40% a 80% nos mercados em que foi lançado, de acordo com a Coca-Cola Brasil. A expectativa de vendas para o mercado nacional, contudo, não é revelada. "Sprite Zero é uma evolução da Sprite Diet", explica, em nota a diretora de Marketing da Coca-Cola, Mônica Horcades. De acordo com ela, a nova Sprite é "diferente de um produto diet que é percebido como uma restrição alimentar". Ao contrário, "as pessoas querem liberdade", afirma Mônica.
A novidade, que chega ao mercado já nesta semana, será comercializada em lata de 350 ml, PET 600 ml, PET 1,5 litro e PET 2 litros, por todo o território nacional.
Segunda maior marca da Coca-Cola no mundo e líder no segmento limão no Brasil, com 30,4% de participação em volume, a Sprite (juntando a versão regular e diet) chega a responder por 1,7% do mercado brasileiro de refrigerantes.
Para comunicar a novidade, a companhia colocará no ar, ainda nesta semana, um comercial desenvolvido pela agência Ogilvy. A primeira praça a veiculá-lo será Porto Alegre, seguida por Rio de Janeiro e Belo Horizonte.


