CNPq premia estudantes que se destacaram na iniciação científica

Com o trabalho ?Um Direito conquistado: os serviços de atendimentos às mulheres vítimas de violência sexual?, a estudante da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Luciane Francisca Fernandes Botelho é a vencedora da categoria de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes do prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica promovido pelo CNPq.

Foram escolhidos os melhores trabalhos desenvolvidos por bolsistas do Programa de Bolsas Iniciação Científica (Pibic) também nas áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e Ciências da Vida. Será também oferecido um prêmio de Mérito Institucional. Esta é a primeira edição do prêmio, que tem como objetivo incentivar bolsistas do Pibic que se destacaram durante o ano e as instituições que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do programa.

O projeto ?Novas Abordagens Terapêuticas e Etiológicas para Doença de Alzheimer e Esquizofrenia: Estudo em Modelos Experimentais? valeu ao bolsista Oscar Phelippe Pernigotti Dall?Igna, o prêmio na categoria Ciências da Vida. Na categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, o prêmio ficou com Crícia de Carvalho Rodegheri, estudante de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF). Intitulado ?Sistemas de Préionização de Lasers Gasosos Pulsados por Intermédio do Uso da Radiação Ionizante?, o trabalho foi considerado uma importante contribuição tecnológica.

No Mérito Institucional, venceu a Universidade Estadual Norte Fluminense (Uenf) pelo número de egressos da iniciação científica que concluíram o mestrado e/ou doutorado em relação à quota concedida pelo CNPq.

A entrega dos prêmios está prevista para o próximo dia 24 e será feita pelo presidente do CNPq, Erney Camargo. (Ascom CNPq)

Voltar ao topo