Cleuza Canan toma posse da Coordenadoria Estadual Antidrogas

A psicóloga Cleuza Canan, especialista em dependência química, família e adolescência, tomou posse nesta sexta-feira (13) da Coordenadoria Estadual Antidrogas (Cead), tendo como principal objetivo articular ações com o Estado, órgãos governamentais, empresas, instituições de ensino e comunidade médica, em ações preventivas ao uso de drogas. Para Cleuza, sua função “agrega toda sociedade, a família e jovens paranaenses”.

O secretário da Secretaria da Justiça e da Cidadania, Aldo Parzianello, fez a apresentação da psicóloga e ressaltou que “assim como a Secretaria se preocupa em ressocializar o seu preso dentro do sistema penitenciário, também tem por meta proteger os jovens com programas efetivos de combate às drogas”. Parzianello ressaltou que os projetos 181 – Narcodenúncia e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar, são modelos que surtem resultados concretos de prevenção.

Com dados de estudos científicos realizados recentemente a respeito do perfil de usuários de drogas lícitas e ilícitas, em algumas cidades do Paraná, Cleuza traçou seu trabalho na Cead baseado no contexto do indivíduo, família e sociedade. Com isso, pretende desenvolver ações com Secretarias de Estado da Educação, Saúde e conselhos municipais. “Todos os estudos relativos a drogas concluíram que sua eficácia só é possível com a formação dessa rede social com articulação de parcerias. Afinal, ninguém vence essa batalha sozinho”, enfatizou.

O médico psiquiatra e coordenador do Instituto de Prevenção e Atenção às Drogas da Aliança PUC e Santa Casa, Dagoberto Hungria Requião, também fez referência à Cleuza como uma profissional “que vem trazer ao Estado uma visão de vanguarda em atividades referentes ao combate e prevenção ao uso de drogas, pois é dinâmica e agrega forças com todas as pessoas envolvidas no assunto”.

Na cerimônia de posse participaram todos os diretores e coordenadores do Sistema Penitenciário de Curitiba e Região Metropolitana, representantes das áreas de Saúde e Educação, e da comunidade científica, entidades governamentais e não governamentais.

Voltar ao topo