Ciro: Não assino acordo com FMI em nenhuma hipótese

O candidato da Frente Trabalhista à Presidência da República, Ciro Gomes, afirmou hoje que, em nenhuma hipótese, assinaria um acordo de compromisso com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Anne Krueger, vice-diretora gerente do FMI, que esteve no Brasil na semana passada, havia afirmado que a assinatura de um acordo de transição dependeria da concordância dos candidatos.
 
– Sou um candidato de oposição responsável e equilibrado. Não me peçam para ter compromisso com uma política econômica equivocada, que produziu 11,7 milhões de desempregados – disse.
 
Para o candidato, o Brasil está pagando o preço da “imprudência e da irresponsabilidade” no comando da política econômica. Ao comentar a viagem de uma missão brasileira a Washington para negociar com o FMI, Ciro afirmou:
 
– Dentro do modelo ruinoso da economia, eles precisam arranjar dólar com grande pressa, senão podemos ter uma pressão inflacionária muito séria, além de uma explosão da dívida interna.
O candidato se disse preocupado com a recente disparada da cotação do dólar – que já chega a R$ 3,30 – e defendeu uma forma de cooperação para que o país retome o controle da situação.
 
Ciro deu essas declarações ao chegar a um encontro com cerca de 200 empresários do setor de construção em São Paulo, na sede do Secovi. Ele foi sozinho, sem o vice Paulo Pereira da Silva. Perguntado sobre o motivo de Paulinho não estar junto, Ciro afirmou que trata-se da estratégia de sempre, “ele para um lado, eu para outro”. (AG)

Voltar ao topo