Ciro lucraria com renúncia de Garotinho

Em meio à crise da candidatura de Anthony Garotinho (PSB), a pesquisa do Ibope divulgada na quinta-feira indica uma tendência que alimenta as esperanças do PPS e o temor do PT: o candidato que possivelmente sairia beneficiado com uma eventual desistência do ex-governador do Rio seria Ciro Gomes, da Frente Trabalhista. A sondagem não apurou diretamente em quem os eleitores de Garotinho votariam se ele não estivesse na disputa, mas o levantamento da taxa de rejeição nesse grupo e as simulações para o segundo turno mostram uma vantagem de Ciro.

O candidato do PPS tem a menor rejeição entre os eleitores de Garotinho: 27% dizem que não votariam nele de jeito nenhum, enquanto a taxa de Serra é 39% e a de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 53%. Por outro lado, 53% afirmam que votariam com certeza ou poderiam votar em Ciro (Serra é citado por 48% e Lula, 42%).

Num segundo turno entre Lula e Ciro, 56% dos eleitores de Garotinho votariam no candidato do PPS e 30%, no petista. Na disputa entre Lula e Serra, o tucano teria 46% dos votos e Lula, 37%.

A pesquisa anterior do Ibope, feita entre 12 e 14 de julho, perguntou aos entrevistados qual seria sua segunda opção se o seu candidato não participasse da disputa. O resultado mostrou que 30% dos eleitores de Garotinho optariam por Ciro, 25% por Lula e 23% por Serra.

Voltar ao topo