Ciro diz que aplicação de fundo nacional pode ficar comprometida

O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, disse há pouco que a aplicação eficiente do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional poderá ficar comprometida por causa de um acordo concluído “na madrugada” entre o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e alguns governadores.

Segundo Ciro, Palocci autorizou-o a revelar que governadores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste fizeram um pacto com o governo de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio para que os recursos do fundo fossem divididos entre eles como destino da aplicação dos recursos. Eles teriam posto a destinação do fundo como moeda de troca para convencer os parlamentares das bancadas a aprovarem a reforma tributária. De acordo com o ministro da Integração Nacional, o ministro da Fazenda, cansado das negociações na madrugada, concordou com os governadores, mas constatou que “foi um erro”. “Estamos na luta de convencimento dos governadores para mudar isso”, afirmou Ciro. O Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional está à espera de aprovação no Congresso e propõe a vinculação de 2% dos Impostos de Renda (IR) e sobre Produtos Industrializados (IPI) para o financiamento da política regional.

Conforme o ministro da Integração, as verbas hoje seriam de R$ 2,3 bilhões. “Palocci autorizou-me a mencionar isso e a lutar para que esse equívoco não seja cometido”, disse. Ciro acrescentou que, “ao invés de pulverizar, os recursos deveriam ser concentrados na proporção direta da população e na inversa proporção da renda per capita nas regiões mais pobres”. Ele fez uma palestra na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e agora almoça com empresários no local.

Voltar ao topo