Circuito de Software Livre começa em maio

Disseminar o conhecimento e as experiências sobre o uso e desenvolvimento do software livre nas administrações públicas e privadas. Este é o principal objetivo do I Circuito Paranaense de Software Livre que a Celepar ? Informática do Paraná realiza a partir do próximo dia 5 de maio em várias regiões do Estado, junto com a Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos e Secretaria da Ciência e Tecnologia e apoio das universidades estaduais e prefeituras municipais.

Principal usuária e desenvolvedora do país de programas de computador de código aberto, a Celepar pretende com esse evento promover a troca de experiências entre as administrações públicas e privadas, incentivar o intercâmbio entre as instituições de ensino, consórcios de prefeituras, estudantes e profissionais do setor de tecnologia da informação em busca de soluções comuns.

Segundo Marcos Mazoni, presidente da Celepar, a opção pelo software livre tem trazido inúmeros benefícios à administração estadual, entre eles maior desenvolvimento tecnológico, produção de sistemas ágeis e seguros, não pagamento de licenças e ampliação dos programas de inclusão digital. Para obter maior produtividade, a Celepar criou a sua própria plataforma de desenvolvimento de sistemas (framerwork) com métodos, padrões e ferramentas que facilitam a produção de programas nas mais diversas áreas.

Essa metodologia está sendo aplicada com êxito em órgãos como o Detran e a Secretaria da Fazenda. Outro caso de sucesso em software livre é o sistema Expresso (correio eletrônico, agenda e catálogo) que somente na rede corporativa do Estado chegou a 50 mil contas.

O Circuito será realizado em oito etapas e será inaugurado nos dias 5 e 6 de maio em Jacarezinho, prosseguindo em Londrina (19 e 20 de maio), Maringá (26 e 27 de maio), Guarapuava (2 e 3 de junho), Umuarama (4 e 5 de agosto), Cascavel (18 e 19 de agosto), Ponta Grossa ( 25 e 26 de agosto) e Paranaguá (1 º e 2 de setembro). Todas as etapas serão realizadas nos campus centrais das universidades.

Entre os temas do Circuito estão previstas palestras e oficinas sobre desenvolvimento de sistemas, aplicações em Banco de Dados Postgre, sistema Expresso de correio eletrônico, multiplataforma, licença pública para uso de software livre, migração de sistemas, interface para aplicações Gnome, Debian – distribuição Linux, produtividade em geração de portais (Xoops) e BrOffice ? editor de texto, planilhas, apresentações e desenhos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.