Circuito de Hand Beach movimenta Matinhos e Shangrilá

Neste fim de semana acontece em Matinhos a primeira etapa do Circuito Paranaense de Hand Beach – handebol de praia. A segunda etapa do circuito acontecerá nas areias de Shangrilá, nos dias 29 e 30.

A competição tem duas categorias ? juvenil e adulto ? nos naipes masculinos e femininos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às 20 horas de sexta-feira, nos postos de atendimento do projeto Viva o Verão, nas praias de Shangrilá, Matinhos, Caiobá e Guaratuba.

Segundo o professor Humberto Munck, diretor da Divisão de Handebol de Praia da Liga de Handebol do Paraná, a expectativa de sucesso da competição é muito grande porque o Handebol de Praia é um esporte bem difundido na região litorânea. E, com isso, deve contar com a participação de várias equipes, superando assim o número de inscrições da temporada passada, quando teve 12 times.

O evento, que faz parte da programação do Projeto Viva o Verão, realizado pela Paraná Esporte em parceria com a Liga de Handebol do Paraná, também servirá de seletiva para a formação da seleção paranaense de Hand Beach, que participará do Campeonato Brasileiro, de 4 a 8 de maio, no Rio de Janeiro.

O Hand Beach é jogado com quatro atletas, sendo um deles o libero, que pode jogar também como goleiro. O gol de libero vale por dois. O jogo não precisa ser paralisado para a entrada do líbero. A partida é disputada em dois tempos de 10 minutos.

Curso de arbitragem

Paralelamente a segunda etapa do Hand Beach, dias 29 e 30, em Shangrilá, será realizado o Curso de Formação de Árbitros de Handebol de Praia. O curso é aberto apenas a árbitros de handebol de quadra. Os aprovados no curso serão elevados a categoria de árbitro nacional de praia. O curso será ministrado pelos árbitros internacionais Luiz Felipe Caldas e Silvio Lago, ambos da Federação de Handebol do Rio de Janeiro. 

Voltar ao topo