“Circo da Natureza” é atração neste fim de semana no Litoral

Quem ainda não teve a oportunidade de assistir a um dos espetáculos do projeto “Circo da Natureza”, poderá aproveitar este final de semana. Nesta sexta-feira (23), serão realizadas apresentações circenses a partir das 20h, na praça central de Praia de Leste.

O objetivo é proporcionar aos moradores e veranistas, lazer e recreação, atrelados à educação ambiental, durante a Operação Viva o Verão 2009.

No próximo final de semana, dias 30, 31 e 1º de fevereiro, o Circo da Natureza estará na Praia de Ipanema, em Pontal do Paraná. E, encerra suas exibições nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro na praia de Shangri-lá, também em Pontal.

O “Circo da Natureza” é um Projeto da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Secretaria de Educação – que divulga apresentações de cunho ambiental.

“A intenção é conscientizar os espectadores, por intermédio da união entre o circo e as temáticas ecológicas. Incluímos o Circo ao Cinema e Teatro na Areia, Projeto que já faz sucesso há 4 anos em nosso Litoral”, afirma secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

Cronograma

As exibições iniciaram oficialmente em 21 de dezembro, em Contenda, na Região Metropolitana de Curitiba. E já passaram por Guaratuba e Matinhos, antes de chegar a Pontal do Paraná.

“As primeiras apresentações superaram as expectativas, pois todos gostaram, e chamaram bastante a atenção dos expectadores. Todos ficaram até o fim das exibições”, contou Alexandra Gil, idealizadora do espetáculo.

O espetáculo tem a participação de 14 artistas e mais 5 produtores, entre eles, o diretor e artista Luciano Feitosa. Ele possui mais de 14 anos de atividades circenses e disse que a experiência proporcionada pelo “Circo da Natureza” é inédito para todos os artistas do grupo.

“A proposta veio aoe encontro aos interesses dos artistas de fazerem algo inovador, diferente. Tivemos que estudar durante meses, para sermos fiéis às questões ambientais, para multiplicar aos espectadores os ensinamentos. O espetáculo é uma verdadeira escola e os conhecimentos que tivemos certamente levaremos para vida toda”, salientou Feitosa.

O Circo da Natureza, que tem conceito oriental nos elementos da natureza (ar, terra, fogo, água, metal, madeira e pedra), colocou seus personagens questionando, com muito humor, um ser humano urbano alienado.

Numa narrativa original, todos os amantes de circo verão acrobacias em roda-alemã, contorcionismo, bambu chinês, malabares, tecido e corda indiana, acrobacias de solo, pirofagia, monociclo, trapézio e muita palhaçada em torno do personagem “Senhor Barata” que dará uma lição de meio ambiente.

 

Voltar ao topo