O prefeito Beto Richa recebeu nesta quarta-feira (12) o representante comercial do Governo da República de Cingapura, Yeow Ming Ter. Esta é a segunda vez no ano que Yeow Ter desembarca em Curitiba, para dar continuidade aos projetos de cooperação bilateral entre Cingapura e Brasil.

continua após a publicidade

Durante o encontro com o prefeito, Ter anunciou que está previsto para setembro, em Cingapura, um fórum reunindo empresários daquele país, da China, Índia e vários países da América Latina.

"O fórum, que vai de 20 a 26 de setembro, servirá para que o empresariado dos países orientais revele como fazer parcerias, investimentos e negócios com os latino-americanos e vice-versa", disse o prefeito Beto Richa. O prefeito destacou a importância do evento, como forma de incrementar negócios e atrair novos investimentos para Curitiba.

Yeow Ter explicou ainda que o fórum contará também com a presença do Fundo Monetário Internacional (FMI), que ficará à disposição dos investidores para captação de recursos.

continua após a publicidade

O presidente da Curitiba S/A, Juraci Barbosa, disse que o governo Beto Richa tem como estratégia econômica não só a capacitação de pequenos e microempresários, mas também a abertura de mercados para dispor de pontos de contato que facilitem o intercâmbio entre empresas locais e orientais.

O país

continua após a publicidade

Cingapura é uma cidade-estado de clima equatorial, no Sudeste da Ásia, com 4,4 milhões de habitantes, ocupando área de 641 quilômetros quadrados. O país inteiro é formado pela única cidade que cobre o pequeno território.

Localizada em ponto estratégico do Oceano Pacífico, Cingapura tem um dos mais movimentados portos do mundo, de onde partem navios transportando produtos eletrônicos e de alta tecnologia, que correspondem à principal pauta de exportação do país.

A cidade é considerada uma das mais limpas do mundo, já que, segundo a constituição em vigor, é expressamente proibido jogar papel no chão, estando o infrator sujeito a multas altas. A cultura local também condena o vandalismo.

Durante o encontro com o prefeito Beto Richa, Yeow Ming Ter disse que, em 2002, o país importou do Brasil US$ 100 milhões em alimentos e bebidas. Em 2003, os resultados foram ainda melhores, com a importação de US$ 264 milhões em frutas de fornecedores diversos.

Ter visitou Curitiba em 15 de março deste ano, juntamente com o embaixador de Cingapura no Brasil, onde foi manifestado o interesse em dar início a uma cooperação entre os dois países, principalmente na área econômica.

No encontro desta quarta-feira (12), ao lembrar que Cingapura é o espelho de um projeto de total êxito na área do desenvolvimento econômico, o prefeito disse que "a estratégia é fazer de Curitiba uma Tecnópolis, atraindo o futuro vindo de países que também não esqueceram sua história e suas tradições".

Ao lado de Tóquio, Seu e Xangai, a cidade de Cingapura é um dos centros financeiros e industriais mais importantes da Ásia. A qualquer momento do dia ou da noite, há cerca de 800 navios no porto. Em 2000, 145 mil embarcações com tonelagem de carga de 910 milhões de toneladas brutas passaram pelo terminal.