Cinemateca apresenta mostra de cinema turco-alemão

A Fundação Cultural de Curitiba e o Instituto Goethe realizam de 6 a 12 de agosto, na Cinemateca de Curitiba (R. Carlos Cavalcanti, 1174), a mostra À MODA TURCA – O CINEMA TURCO-ALEMÃO DA 3º GERAÇÃO. Serão exibidos filmes de curta e longa-metragem, realizados a partir de 1997 por jovens cineastas vindos da terceira geração dos imigrantes turcos, que utilizam o cinema e outras formas de expressão da cultura popular para refletir sobre como é viver entre duas culturas. Os filmes refletem o sofrimento que surge a partir dessa situação, mas também as oportunidades e esperanças.

Entre os filmes de curta-metragem serão exibidos “À Moda Turca”, de Faith Akin (12 min), que descreve a luta de Musa, um jovem turco de Hamburgo, para ser aceito pelos conterrâneos moradores da localidade em que vive sua mãe; “Sevda Significa Amor”, de Sinan Akkus (14 min), sobre os preconceitos da sociedade machista turca que se voltam contra ela mesma; e “Os Amantes do Hotel Osman”, de Idil Üner (14 min), um filme que joga com estereótipos e que mostra como estes se anulam quando entra em jogo a questão do amor.

Os longas-metragens da programação são “Lola e Bilidikid”, de Kutlug Ataman (1998), “Policiais alemães”, de Aysun Bademsoy (1999), “Turnê pelo Exterior”, de Ayse Polat (1998), “Esquecemo-nos de voltar”, de Faith Akin (2000), “Dealer”, de Thomas Arslan (1999) e “Coração de Elefante”, de Züli Aladag (2002).

Voltar ao topo