Cinco milhões de mudas serão plantadas na Semana da Árvore

Cinco milhões de árvores serão plantadas simultaneamente nos 399 municípios paranaenses, pelo programa Mata Ciliar, do governo do Estado, durante a Semana da Árvore, de 19 a 25 deste mês. As mudas de espécies nativas vão restabelecer a vegetação nas margens de cursos de águas (rios, riachos, lagoas e nascentes). O trabalho mobilizará Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Instituto Ambiental do Paraná (Iap), prefeituras, Emater, Sanepar, Cocamar e escolas.

Só na região de Maringá, aproximadamente 300 mil mudas de espécies nativas serão plantadas. O superintendente regional da Secretaria, Umberto Crispim de Araújo, estimou o repasse médio de 10 mil mudas para cada um dos 30 municípios envolvidos no mutirão. Em Maringá, o plantio será feito às margens do Rio Pirapó, por produtores rurais e estudantes, com supervisão da Emater.

Ainda durante a Semana da Árvore, a Secretaria de Meio Ambiente entregará kits para instalação de viveiros de produção de mudas (30 mil tubetes/viveiro), em 34 municípios das regiões de Campo Mourão, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranavaí, Toledo e Umuarama. Em âmbito estadual, segundo o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, oito mil propriedades rurais serão beneficiadas com plantio.

Voltar ao topo