Cidade mais pobre do Paraná recebe programa de energia elétrica

O Programa Luz para Todos, lançado hoje no Paraná, pretende antecipar o acesso à energia elétrica de 2010 para 2006 em todos os domicílios do estado. Os investimentos em redes rurais de distribuição e atendimento descentralizado totalizam cerca de R$ 130 milhões. Deste montante, 70% serão liberados pelo governo federal, 20% pelas concessionárias e 10% pelo governo estadual.

O município de Doutor Ulisses, a cerca de 200 quilômetros de Curitiba, será a primeira localidade do Paraná a ser atendida. O município foi escolhido por ter o menor índice de desenvolvimento humano (IDH) do estado. A ordem de serviço para o atendimento dos 322 domicílios que ainda não dispõem de energia foi assinada hoje, no Palácio Iguaçu, entre o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, e o governador Roberto Requião. No Paraná, 48 mil residências não contam com oferta de energia.

A primeira etapa do Luz para Todos será desenvolvida até junho de 2005. Um contrato assinado entre a Eletrobrás e a Companhia Elétrica do Paraná (Copel) prevê, neste período investimentos de R$ 43 milhões – sendo RS$ 30 milhões do governo federal. A meta é beneficiar 12 mil domicílios na área rural. Para este ano, 3.663 domicílios serão beneficiados – sendo 3.093 em assentamentos do Incra e 570 em áreas indígenas. Além disso, serão executadas outras 6.325 ligações em domicílios rurais já cadastrados anteriormente.

A meta do programa, lançado em novembro de 2003, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva é levar, até 2008, energia elétrica aos 12 milhões de brasileiros que não contam com o serviço.

Voltar ao topo