Cidadão pode usar internet para participar do PPA e do orçamento

A população de Curitiba já pode usar a internet para participar do projeto do Plano Plurianual (PPA) e do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2006, dois importantes instrumentos de gestão da cidade. O PPA traça as estratégias, programas e projetos propostos pela gestão do prefeito Beto Richa para o período de 2006 a 2009. O projeto de orçamento define as ações e a aplicação dos recursos do município no ano que vem.

O canal de participação via internet foi aberto pela Prefeitura nesta quinta-feira (18). No projeto do PPA, o cidadão poderá indicar os programas que considera prioritários para a cidade, escolhendo cinco entre os 26 propostos por Beto Richa, para serem desenvolvidos a partir do segundo ano desta gestão e até o primeiro ano da próxima administração.

No projeto orçamentário, o curitibano indicará três áreas que julga mais importantes para receber investimentos da Prefeitura no ano que vem e, ainda, sugerir obras e ações para o seu bairro.

Os projetos do PPA e do orçamento de 2006 serão apresentados e debatidos com a população nos encontros que a Prefeitura realizará nas nove regionais da cidade, na semana que vem.

Mas, quem quiser, o cidadão pode antecipar-se e usar a internet para participar. Ao acessar o site da Prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br <http://www.curitiba.pr.gov.br>) o cidadão vai encontrar um banner, com as opções do Plano Plurianual e do Orçamento de 2006. Basta clicar para entrar em formulários específicos de cada projeto e, nos dois casos, preencher os campos com nome, endereço e e-mail. Feitas as indicações, basta clicar em "enviar".

No formulário do PPA o cidadão encontrará enumerados todos os grandes programas propostos para o período de 2006 a 2009. Passando o mouse sobre a lupa, ao lado dos nomes dos programas, o sistema abre uma breve descrição de cada um deles, facilitando a escolha das cinco prioridades. As indicações feitas pelos cidadãos ajudarão a Prefeitura a elaborar o cronograma de execução dos programas.

O formulário eletrônico da Lei de Orçamento Anual traz a relação de áreas de atuação da Prefeitura (Esporte e Lazer, transporte, pavimentação e cultura, coleta de lixo, iluminação, segurança e ação social, creche, escola, habitação, saúde, trânsito e saneamento e outras). O cidadão pode indicar três áreas principais. No campo logo abaixo, há espaço para descrição das obras e ações sugeridas para o bairro onde o cidadão reside.

Regionais

Os encontros públicos para debates do PPA e da LOA acontecerão nas nove regionais administrativas. Na segunda-feira, dia 22, as consultas e debates acontecem nas regionais de Santa Felicidade, CIC e Portão. Na quinta-feira, 25, será a vez das regionais do Boqueirão, Bairro Novo e Pinheirinho. E na sexta-feira, 26, os encontros acontecem nas regionais da Matriz, Cajuru e Boa Vista. O horário é sempre das 18h30 às 21 horas.

Os encontros serão realizados nas sedes de cada uma das nove regionais, com a presença de técnicos da Secretaria das Finanças e dos demais órgãos municipais. As reuniões serão coordenadas pelos administradores regionais.

Os projetos finais do PPA e do orçamento de 2006 serão encaminhados à Câmara de Vereadores até o final de setembro. Antes de seguirem para o Legislativo, serão apresentados à população numa grande audiência pública.

Voltar ao topo