A cidadã mais idosa do Paraná, uma das mais idosas também do Brasil, completou 111 anos nesta sexta-feira (06). Rosa Teixeira Lima, a vó Rosa, como é conhecida, comemorou a data com familiares e amigos, numa festa promovida pela Fundação de Ação Social (FAS) e o Centro Social Vida Nova. Cerca de cinqüenta pessoas da comunidade fizeram questão de cantar os parabéns para a aniversariante e ajudá-la a apagar as velas do bolo.

continua após a publicidade

A ilustre moradora da Vila Independência II, no Pinheirinho, recebeu flores e presentes. O diretor financeiro da FAS, Romeu Munaretto compareceu ao evento representando a presidente da instituição, Fernanda Richa.

Nascida em 1895, em Quitandinha, Região Metropolitana de Curitiba, Vó Rosa veio para Curitiba ainda moça. Há muitos anos Vó Rosa é atendida pela Fundação de Ação Social (FAS) por meio dos programas de apoio ao idoso.

Mãe de sete filhos, Rosa Teixeira Lima tem 38 netos, 12 bisnetos e 3 tataranetos. A aniversariante conta, com orgulho, que participa dos eventos promovidos pela FAS desde 1995, ano em que passou a receber da Prefeitura, todo mês, alimentos doados através do programa "Vale Vovó".

continua após a publicidade

"É o meu sustento", diz ela, que participa também de outros programas de ação social promovidos pela FAS, como palestras educativas na Rua da Cidadania do Pinheirinho.

Parabéns

continua após a publicidade

Aos 56 anos de idade, o filho João Maria Munhoz de Cardoso, emocionou-se na hora de homenagear a mãe. "É um orgulho para nós podermos desfrutar da companhia de uma mulher que sempre fez muito pela família", disse João Maria.

"Dona Rosa é um exemplo do respeito e do carinho que esta administração tem pela pessoa idosa", disse Romeo Munaretto. "Oferecer melhores condições ao idoso, garantindo dignidade e melhor qualidade de vida é uma de nossas prioridades", completou Munaretto.

Segundo a presidente do Centro de Transformação Social Vida Nova, Dóris Maria Faria já virou tradição a união dos moradores do bairro para festejar o aniversário de Rosa.

"Ela é uma pessoa querida e participativa. Houve um período em que, por meio dos programas de geração de renda da FAS, ajudava a confeccionar tapetes para contribuir com os que precisavam", relembra Dóris.

Este foi o 12º aniversário de Rosa comemorado no Centro de Transformação Social Vida Nova. Segundo a coordenadora regional da FAS no Pinheirinho, Elenice Malzoni, a participação da FAS no festejo acontece há cinco anos.

"Os preparativos da festa contam com a participação de todos que a conhecem. Para a FAS ela é um símbolo dos atendimentos e da política que o município desenvolve com os idosos", disse Elenice.

Participaram da festa a gerente de proteção social básica da diretoria de proteção social da FAS, Cecília Hauer; o assessor comunitário da FAS, Antonio Carlos Vieira, e representantes da administração regional do Pinheirinho.